Vaso ruim até quebra, mas demora…

mcnamara

Imagens do filme The Fog of War

Viu quem foi sentar no colo do capeta na manhã de ontem? O megaquerido Robert McNamara, secretário de defesa dos EUA entre os anos de 1961 e 1968. Fofíssimo na sua função, montou uma verdadeira churrascaria hecatombica no Vietnã e fez o longo conflito no sudeste asiático ser o fiasco histórico e trágico que foi.

Anteriormente, o gênio das estatísticas já tinha ajudado a fazer churrasco de mais de 900 mil civis com bombardeios incendiários em cidades japonesas, durante a Segunda Guerra.

A partir da década de 90, o lindão, com a consciência pesada, começou a capitular sobre a participação dos EUA na Guerra do Vietnã e sobre sua própria atuação no Pentágono. Tachou a guerra de “fútil” e considerou suas decisões como secretário de defesa “terrivelmente equivocadas”. Fidalguesco, não?

Após supervisionar milhares de missões, torrar bilhões de dólares em toneladas de armas nucleares e outras despesas militares e, sobretudo, aniquilar e arruinar centenas de milhares de vidas, eu e a torcida do Flamengo (em forma de Comunidade Mundial) diríamos pro defunto numa mesa branca que foi um pouquinho tarde…

Coincidentemente, no mesmo dia em que o queridão bate as botas, um colega dele, também chegado a massacrinhos à distância, o superfofo Henry Kissinger, tem uma entrevista publicada na distinta Der Spiegel.

O “açougueiro do Cambodia” fica lá falando abrobrinhas sobre o Irã, Obama, política externa dos EUA e geopolítica com a autoridade de quem fala abrobrinhas perigosas e influentes há décadas.

Tá foda. Num mundo onde o Black Flag dura só nove anos, o Joe Strummer morre aos 50 (e um blogueiro faz contrapontos estapafúrdios), uns velhos belicistas manja-rola desses vivem até os 93 ou continuam firmes e influentes aos 86. É… pode ir praticando o desapego porque esta Roda de Nascimento e Morte tá igual à moda jovem: escrota.

402px-RobertMcNamara55

Alô, aqui é o McNamara… Passa fogo na geral, faz favor.

Mais:

http://morris.blogs.nytimes.com/2009/07/07/mcnamara-in-context/

http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=106304285
http://www.youtube.com/watch?v=V2Qgspw5xOg
http://www.youtube.com/watch?v=ZJOcrJP8yM4
http://www.youtube.com/watch?v=InM-E64AUOc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s