Anarchy in Norway: fotos raras do Sex Pistols na terra dos vikings

Hoje, sem querer, tropecei pela Internet no acervo fotográfico do Riksarkivet, o Arquivo Nacional Norueguês. Acabei me deparando com fotos raras dos Sex Pistols em terras norueguesas. Mais especificamente em Trondheim, uma cidade com 180 mil habitantes atualmente, fundada em 997, que, inclusive, já foi a capital da Noruega na época dos vikings.

O show foi em 21 de julho de 1977, no Studenter Samfundet. Era parte da estratégica turnê escandinava, arranjada por Malcom McLaren e a banda para fugir do circo midiático que eles mesmos e a imprensa criaram na Inglaterra.

Fotos: Arquivo Nacional Norueguês

sex_pistols_live_21-07-1977_studentersamfundet_trondheim6263353228_c687ec002d_oA radialista holandesa Honey Bee Benson conta como foi a noite:
“Em julho de 1977, eu estava trabalhando em Trondheim, na Noruega, no Studenter Samfundet, um prédio redondo grande à direita da ponte que leva ao centro da cidade. Consistia num bar-discoteca (onde eu trabalhava), um restaurante e um salão para as bandas tocarem. Na quinta-feira, dia 21, estávamos todos muito animados, porque os notórios Sex Pistols estavam agendados para tocar, mas ninguém tinha certeza se eles iam mesmo aparecer!

No início da tarde, fui lá para pegar algo para comer, e ouvi um baixo sendo muito mal tocado no salão. Pensei que devia ser uma banda de abertura ou alguns roadies brincando. Eu fui lá ver e eis que estava Sid Vicious no palco fazendo barulho com um Steve Jones muito irritado, que tentava sem sucesso fazê-lo tocar algumas músicas do Sex Pistols.

O show naquela noite correu bem e a atmosfera no salão era elétrica, não importava se Sid tocava bem ou não, ninguém percebeu. Era tudo sobre o evento: os Sex Pistols ao vivo no palco! Depois do show, houve uma festa no Hotel Phoenix e mais tarde descobri que a loira detestável que estava lá se jogando em todo mundo era Nancy Spungen.”

6263353068_226ce6d1a9_o 6262827395_546429d858_o

Em 1992, a Virgin lançou uma edição dupla da coletânea Kiss Me, incluindo a gravação do show em Trondheim. Esse CD duplo está fora de catálogo há tempos, mas é fácil achar por aí um bootleg desse registro dando sopa na rede mundial de computadores. De qualquer forma, abaixo você confere um trechinho do show, no qual Johnny Rotten, antes de tocar “EMI”, pede para a plateia norueguesa parar de cuspir nele.

6262827245_0867e70716_o sidandpaulpizzaatnordregate

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s